O Vasco anunciou uma nova contratação para a próxima temporada. O Cruz-Maltino fechou a chegada do goleiro Daniel Fuzato, ex-jogador do Eibar, da Espanha. Aos 27 anos, ele será o substituto imediato de Léo Jardim.
De acordo com o jornalista Venê Casagrande, Daniel Fuzato, formado nas categorias de base do Palmeiras e com passagem pela Roma, da Itália, está prestes a assinar um contrato de dois anos com o Vasco.
O Cruz-Maltino adquiriu o jogador sem custos de transferência e firmará um acordo para dividir os direitos econômicos com o Eibar, clube da segunda divisão espanhola. O Vasco ficará com 75% dos direitos econômicos, enquanto o Eibar manterá 25%.
Daniel chegou ao Eibar no início da temporada 2024/25, onde disputou 10 partidas. Além disso, na Europa, o goleiro teve passagens por Getafe e UD Ibiza, na Espanha, e pelo Gil Vicente, de Portugal.
Experiência na Roma e na Seleção Brasileira
Revelado pelo Palmeiras, Daniel Fuzato deixou o clube paulista em 2018 após não chegar a um acordo para renovar seu contrato. Durante esse período, chegou a treinar separado do elenco alviverde, já que não aceitou a proposta de renovação e estava fora dos planos do clube.
No mesmo ano, Daniel foi negociado com a Roma por 500 mil euros (equivalente a R$ 2,2 milhões na cotação da época e R$ 3,2 milhões na cotação atual).
Apesar de não ter muitas oportunidades na equipe italiana, Daniel Fuzato, que teve destaque nas categorias de base do Palmeiras, foi convocado por Tite para a Seleção Brasileira em 2019. Ele integrou o grupo para os amistosos contra Argentina e Coreia do Sul, em novembro, ocupando a vaga de terceiro goleiro, estratégia comum de Tite para dar experiência a jovens atletas.
Agora no Vasco, Daniel chega para reforçar o elenco e ser uma opção imediata para o goleiro titular Léo Jardim. Em 2023, essa posição foi ocupada por Keiller, que estava no clube por empréstimo, mas foi negociado pelo Internacional com o Ceará.
A reserva de Léo Jardim tem sido um papel desafiador no Vasco. Em 2024, por exemplo, Léo disputou todos os 59 jogos do time principal, incluindo as 38 partidas do Campeonato Brasileiro.