O Mirassol investiu uma grande parte dos R$ 5,4 milhões obtidos com a venda do atacante Luiz Araújo na construção de seu Centro de Treinamento (CT), marcando uma transformação significativa em sua trajetória. O clube, que quase atingiu o centenário, se reinventou nesta década e alcançou um novo patamar. Em apenas cinco anos, o Leão passou de uma equipe sem presença em divisões nacionais para conquistar seu primeiro acesso à Série A do Campeonato Brasileiro.

Mirassol sobe à Série A após dois títulos e três acessos

Fundado em 1925, o clube só alcançou destaque no cenário do futebol a partir do século XXI.

O time fez sua estreia na elite estadual em 2008. A equipe permaneceu na primeira divisão até 2013, quando sofreu o rebaixamento, mas retornou à Série A1 em 2017, permanecendo nela desde então.

O impulso para a criação de um centro de treinamento foi dado pela venda do atacante Luiz Araújo, em 2018, do São Paulo para o Lille, da França. Clube formador do jogador, detinha 30% dos direitos econômicos e obteve cerca de R$ 8 milhões com a transação.

A nível nacional, o Leão disputou o Campeonato Brasileiro pela primeira vez em 1995, mas teve uma campanha frustrante na Série C, com cinco derrotas, um empate e nenhuma vitória. Participou da Série D nos anos de 2009, 2011, 2012 e 2018, mas foi apenas em 2020 que obteve sucesso, conquistando o título.

Após duas temporadas na Série C, o clube novamente garantiu o acesso à divisão superior com mais um título, em 2022. Com essa conquista, o time se tornou um dos 22 clubes a vencer em mais de uma divisão do Campeonato Brasileiro.

Mudança de Identidade: Reflexões de 2008 a 2013

A trajetória recente do Mirassol começa em 2008, quando o clube fez sua estreia no Campeonato Paulista e passou a conquistar seu espaço no cenário estadual. Na sua primeira participação, o Leão surpreendeu ao garantir um respeitável oitavo lugar entre 20 times.

Nos anos seguintes, o time manteve uma boa regularidade, destacando-se pela classificação para as quartas de final em 2011. Contudo, foi em 2013 que a equipe, que parecia em ascensão, enfrentou contratempos que interromperam temporariamente o seu progresso.

Apesar da marcante vitória por 6 a 2 contra o Palmeiras, o Mirassol não teve uma campanha satisfatória, finalizando o campeonato na 17ª posição e sendo rebaixado, encerrando uma sequência de seis temporadas na primeira divisão.

O rebaixamento marcou um novo ponto de partida para o Mirassol.

Mirassol sobe à Série A após dois títulos e três acessos

O rebaixamento foi como um “recomeço” para o Mirassol, que jogaria a Série A2 do Campeonato Paulista nas três temporadas seguintes. Em 2014, o clube fez uma boa campanha e quase conquistou o acesso, mas ficou de fora devido ao critério de desempate (número de vitórias).

Em 2015, o Mirassol ficou ainda mais próximo, mas, mais uma vez, não conseguiu alcançar o acesso. Naquela temporada, o clube igualou a pontuação e o número de vitórias do quarto colocado (na época, a A2 era disputada em pontos corridos, com os quatro primeiros subindo para o Paulistão), porém, ficou de fora do G-4 devido ao saldo de gols.

Já no ano seguinte, não houve surpresas. Apesar da mudança no regulamento, que reduziu o número de clubes promovidos para apenas dois, o Mirassol encerrou a primeira fase na terceira colocação. Superou União Barbarense e Batatais nas quartas e semifinais, respectivamente, e, apesar de perder o título para o Santo André na final, garantiu seu retorno ao Paulistão.

O Mirassol consolidou seu retorno à primeira divisão estadual.

Desde 2017, quando retornou à disputa do primeiro nível regional, o clube manteve-se firme e nunca mais foi rebaixado. A tão esperada classificação às quartas de final demorou um pouco, mas aconteceu de forma marcante: em 2020, o Leão garantiu o segundo lugar em um grupo com São Paulo, Inter de Limeira e Ituano, superando expectativas ao eliminar o Tricolor em pleno Morumbi.

A campanha memorável chegou ao fim na semifinal, marcada por uma derrota para o Corinthians. No entanto, na temporada seguinte, o Leão voltou a impressionar, liderando o seu grupo (deixando o Santos para trás), eliminando o Guarani nas quartas de final e sendo parado pelo São Paulo na semi.

Desde então, o clube não avançou mais de fase no estadual, mas também nunca enfrentou campanhas “ameaçadoras”. Entre altos e baixos, o foco da equipe passou a estar em outras frentes.

Mirassol já havia participado da Série D em quatro ocasiões.

Com exceção da edição de 2011, quando chegou às quartas de final, o clube teve participações discretas, uma realidade que começou a mudar no pandêmico ano de 2020.

Sob o comando do técnico Eduardo Baptista (ex-Palmeiras e Fluminense, atualmente no rival Novorizontino), o clube encontrou a combinação ideal para uma campanha histórica. Esse desempenho não apenas garantiu o tão esperado acesso à terceira divisão nacional, mas também rendeu ao Leão o título da Série D – o primeiro conquistado fora das fronteiras do estado de São Paulo.

Mirassol sobe à Série A após dois títulos e três acessos

Conquistas e acesso para Série A 2025

2023 – Um passo perto da elite
A estreia na Série B, contrariando as expectativas iniciais, foi surpreendentemente positiva. Sob o comando de Mozart, o Mirassol demonstrou consistência do início ao fim, sem enfrentar grandes sustos. Apesar disso, o clube ficou próximo de conquistar o acesso à Série A, terminando em sexto lugar, apenas duas posições abaixo do G-4 e a um ponto do último classificado para a elite do futebol brasileiro.

2024 – O ano do acesso
Depois de flertar com o acesso em 2023, o Mirassol colheu os frutos da continuidade do trabalho em 2024. O Leão se mostrou sólido durante toda a competição, frequentando o G-4 em boa parte da temporada e garantindo o acesso à Série A com uma rodada de antecedência.

A campanha vitoriosa foi marcada pela excelência defensiva, com o time sofrendo poucos gols e destacando-se pela disciplina tática. Além disso, o estádio Maião tornou-se um verdadeiro “caldeirão”, sendo um dos trunfos do clube para superar adversários e confirmar sua força como mandante.

O SporTV ao vivo é o melhor portal de dicas de apostas e notícias de futebol, acesse e aproveite!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *